sexta-feira, 19 de abril de 2013

OITO PILARES PARA PEQUENOS GRUPOS


          







Dave Earley um dos maiores escritores americanos escrevendo 


sobre grupos pequenos fala de oito hábitos altamente eficazes e neste artigo quero explanar um pouco isso e ajudar alguns líderes de células, grupos familiares ou qualquer grupo pequeno a se desenvolver e crescer bastante aplicando o que se segue:

1- Sonhe em liderar


Alguém uma vez já disse que só vamos até onde nossos sonhos vão então temos que sonhar bem alto e com um grupo grande, não devemos apenas sonhar mas agir veja esta equação:
Sonho – ação= ilusão
Ação-sonho= passatempo
Sonho+ação= realização

Desta forma devemos sempre sonhar e todos os dias confessar os nossos sonhos que devem estar alinhados a Palavra de Deus

2- Ore diariamente Piedade = Serviço = Exercicio.

Não adianta sonhar e confessar tem que pedir, orar, buscar a face daquele que nos faz vencer, digo e repito os líderes têm que orar mais que os liderados, tenho colocado em prática uma vida de oração mas acredito que para o meu nível a média de uma hora por dia ainda está muito pouca, mas para os auxiliares de células 20min para começar já é muito e 30 para os próprios líderes.

3- Convidem pessoas

Você precisa conhecer as quatro leis do visitante:

1ª   LEI - Os visitantes “não caem do céu

2ª   LEI - A presença de visitantes não é uma questão mística destino, revelação, etc.
3ª LEI-Raramente o Espírito Santo vai impelir alguém sobrenaturalmente para participar de uma célula, sem ser convidado.

4ª LEI - A visita de pessoas à sua célula está diretamente relacionada ao convite.Observe que o convite é muito importante, sempre pergunto a alguns líderes que suas células não crescem: você está convidando? Geralmente a resposta é não.

4- Contate regularmente

Devemos verificar como estão as pessoas, o que ocorre com elas no seu dia-a-dia, elas gostam quando nos importamos com elas.

5- Prepare-se para o encontro do grupo

Nenhum evento dará certo ou apresentará êxito se não houver preparo, é muito importante que o líder veja seu material de estudo que será passado na célula, tenha o local certo com muita antecedência, prepare as cadeiras e comidas não faça sozinho use o auxiliar para quando chegar a hora do encontro não seja aquele corre-corre.

6- Mentoreie um líder

Uma célula não pode crescer se não quem vai assumir quando esta se multiplicar então desde já comece a pedir auxiliares de Deus (se não tem) e mentoreie, discipule -o, mostre como deve ser feito depois deixe que ele faça o trabalho da célula algumas vezes, reveja seus atos, trate com seu caráter, treine-o e depois avalie-o caso esteja preparado envie-o.

7- Tenha atividades de comunhão

Talvez este ponto seja um dos que mais ainda tenho que melhorar fazer bastante atividades para que haja comunhão em meu grupo de líderes o tempo as atividades e todo o trabalho secular e eclesiástico as vezes podem impedir o fato é que a comunhão gera mais confiança e união no grupo fazendo com que este cresça.

8- Cresça espiritualmente

“o saber não ocupa lugar” esta frase ouvi de um dos meus professores quando eu fazia meu seminário e me chamou muito a atenção e nunca mais esqueci, nunca pare de estudar e de se reciclar não caia no erro de alguns bobos que pensam que já sabem tudo, continue crescendo sempre mais, se possível leia bastante sobre grupos pequenos, faça cursos, pesquise material na internet, participe de fóruns, simpósios e congressos de células, o líder que se multiplica é o líder que está em constante crescimento pessoal e espiritual.

Tente fazer e se esmerar nestes oito hábitos e sua célula nunca mais será como antes.




           

Nenhum comentário:

liderlagoinha@gmail.com