segunda-feira, 15 de abril de 2013

QUANDO OS SONHOS SERÃO RECONSTRUÍDOS ?


QUANDO ANDARMOS NAS MEDIDAS DE DEUS.

TEXTO: Ezequiel 47:1-5
INTRODUÇÃO:
Nome Ezequiel sig. “Deus Fortalece ou a quem Deus fortalecerá".Ezequiel é o autor do Livro (Ezequiel 1:3). Contemporâneo de ambos Jeremias e Daniel. Ezequiel foi um dos deportados durante esta segunda deportação (597 aC Ez 1:2; 8:1 Ele morava em Tel Aviv ao lado do rio Kebar (Grande Canal) na Babilônia.Alguns sugerem que "o ano trinta" do cap. 1: 1 poderia referir-se ao trigésimo ano de sua vida.Sendo assim, teria tido 25 anos no tempo de seu exílio. Segundo Josefo, o profeta era então jovem. o cativeiro durou setenta
anos (605-539 a.C.) dando assim cumprimento a profecia de Jeremias 29:10. Porque assim diz o Senhor:Certamente que,passados setenta anos na Babilônia,vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra,tornando-vos a trazer a este lugar.
"O desterro o cativeiro foi uma escola de disciplina para aquele povo idólatra."
O Livro de Ezequiel foi provavelmente escrito entre e durante o cativeiro babilônico dos judeus em 605 a.C., Joaquim, rei de Judá, entregou Jerusalém a Nabucodonosor, que levou para Babilônia as pessoas que ocupavam um lugar elevado no país e os tesouros da casa de Deus e da casa do rei. Entre os cativos se achavam a família do rei e os príncipes; os valentes, poderosos; os artífices e construtores; e Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote. (2 Reis 24:11-17; Eze. 1:1-3)
Ele iria começar seu ministério profético cinco anos mais tarde Cinco anos no Exilio - Deus comissiona Ezequiel como vigia (1:1-3:28). Abriram os céus e eu vi visões de Deus.Deus não manda recado,Ele quer mostrar em visão quem Ele é.Na sua visão inicial, Ezequiel nota um vento violento, do norte, junto com uma massa de nuvens e um fogo cintilante. De dentro dele saem quatro criaturas viventes, aladas, com faces de homem, de leão, de touro e de águia. Seu aspecto é de brasas ardentes, e cada qual é acompanhada, como que de uma roda no meio de outra roda de temível altura,Círculo externo de uma roda cheias de olhos. Locomovem-se em qualquer direção em constante unidade.o v.20 e 21 para onde o Espirito queria ir,iam,andando eles andavam elas,parando eles paravam elas. Sobre a cabeça das criaturas viventes há uma semelhança de expansão, e acima da expansão, um trono no qual está “o aspecto da semelhança da glória de Deus”. -- 1:28.Vendo isso,cai sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava.v.28
Deus diz ao prostrado Ezequiel: “Filho do homem, põe-te de pé e falarei contigo.”Deus não fala com homem caido põe-te de pé ai falarei contigo.Mas quem levanta e o Espirito Santo - então entrou em mim o Espirito quando falava comigo e me pôs em pé,e ouvi o que me falava.Cap 2.v.2
Deus fala você será profeta,meu porta voz,MINHA BOCA para  a nação de Israel e para as nações rebeldes circunvizinhas. Não importa que escutem ou deixem de escutar,saberão que houve um profeta do Senhor Deus no meio deles. Deus faz que Ezequiel coma o rolo de um livro ESCRITO POR DENTRO E POR FORA, que se torna doce como mel em sua boca. Ele lhe diz: “Filho do homem, constituí-te vigia para a casa de Israel.” (2:1; 3:17) fiz como diamante a tua fronte mais forte do que a pederneira não temas nem te assombres a tarefa e ardua não será facil,vai ser anos dificeis são casa rebelde. cap.3:9
Ezequiel ministrou à geração de sua época, uma geração extremamente pecaminosa e completamente sem esperança. Por meio de seu ministério profético, ele tentou levá-los ao arrependimento imediato e à confiança no futuro distante.
Ele ensinou que:
i.        Deus trabalha através de mensageiros humanos;
ii.      Mesmo com a derrota e desespero, o povo de Deus precisa afirmar a soberania de Deus;
iii.     A Palavra de Deus nunca falha;
iv.     Deus está presente e pode ser adorado em qualquer lugar;
v.       As pessoas têm que obedecer a Deus se quiserem receber bênçãos;
vi.     O Reino de Deus virá.
O livro de Ezequiel - há muitos tipos de estilo literário ,Enigmas, parábolas, alegorias,lamentos,simbolismo,ais.
A visão de Ezequiel sobre o templo - Ezequiel 47:1-5 O anjo traz Ezequiel de volta à entrada da Casa, onde o profeta vê saírem águas do limiar da Casa para a banda do oriente, do lado sul do altar. Começam como um fio de água que fica cada vez maior até virar uma torrente. Daí, corre para o mar Morto, onde os peixes passam a viver e surge uma indústria pesqueira.
V.3 Aparece um personagem - saiu aquele homem.
V.3 Aparece um objeto na mão do homem - um cordel diminutivo de corda
V.3 Essa corda era para medidas amplas - Mil covados isto é 500 metros

Ezequiel acompanhou o homem enquanto este mediu o rio (47:2-5)
1. 1.000 côvados depois do templo, a água chegava aos tornozelos de Ezequiel (47:3)
2. Depois de 2.000 côvados, chegava aos joelhos (47:4)
3. Depois de 3.000 côvados, chegava aos lombos (47:4)
4. Chegando a 4.000 côvados, o rio era tão profundo que não era possível atravessar
(47:5)
Diga para o irmão ao lado nós iremos andar nas medidas de Deus só assim vamos restaurar o sonhos de Deus.
Tema:  QUANDO OS SONHOS SERÃO RECONSTRUIDOS?
QUANDO ANDARMOS NAS MEDIDAS DE DEUS.
I. Os primeiros 500 metros a medida de Deus da nos pés v.3 Saiu aquele homem tendo aquele homem na mão a corda para medir - mediu mil côvados para dentro do rio. tornozelo,artelhos,pés figura andar com Deus.
Quão formosos são os "pés" daqueles que anuciam boas novas.
Quem sai "andando" e chorando anunciando voltarão com jubilo trazendo os seus feixes.
Calçai os pés na preparaçãodo  do evangelho da paz.
QUANDO NÃO ANDAMOS NAS MEDIDAS DE DEUS
a. Andamos no nosso conselho o adversário prende os nossos pés em armadilhas escondidas no caminho - Jó 18:7-10 
b. Andamos em caminhos que matam NOSSOS SONHOS- Proverbios 14:12
c. Somos velozes corremos em caminhos enganosos  a passos largos para o mal - Pv. 6:18
QUEM ANDA NAS MEDIDAS DE DEUS
d. Preserva a alma - fatos pensamentos,sentimentos,comportamento - Provérbios 16:17
e. Caminha com liberdade não vacila - Salmo 18:36 ;Salmo 121:3 Não permitirá que os teus pé vacilem...
f. Os pés é firmado em lugar espaçoso é retirado do gueto Deus nos retira da nossa zona de conforto é lugar de sonhos adormecidos Deus vai confrontar com você hoje e agora Deus diz anda,caminha,locomove,avança igreja "lugar espaçoso tenho eu para você". Salmo 31:8
h. E guiado pelo caminho da paz - Lucas 1:79
g. O passo é firme - salmo 40:2
i. O passo e encorajado ante a tentação - Salmo 94:18 Em um programa de TV. O entrevistado era um jovem que havia se restabelecido das drogas. Perguntado como havia conseguido superar o vício, ele disse: "Sabe como é, a gente precisa matar um leão a cada dia". O Leão que chama desejos da carne,o leão que se chama pecado,o leão que se chama mundo,o leão que se chama diabo.
j. Não tropeça em pedras - Salmo 91:12
l.Sendo os caminhos do homem agrádaveis ao Senhor,até a seus inimigos faz que tenham paz com ele - Pv.16:2
II. Na segunda medida o homem mediu mais mil covados 500 metros para dentro do rio e as águas me davam nos joelhos - v.4a figura vida de oração
a. A necessidade de oração e universal - Salmo 65:2 ...virão todos os homens ato de ir até Deus,caminhar na direção de Deus.Recuperar esse desejo que as vezes perdemos na caminhada cristã.Os sonhos morrem quando paramos de orar Arlem S.Oliveira.Nunca pare de clamar,suplicar.
b. A oração é a lavanca forte que mexe o braço forte de Deus.
c. O espirito santo ajuda na oração,não sabemos verbalizar - Romanso 8:26-27 E da  mesma maneira o Espirito ajuda as nossas fraquezas;porque não sabemos o que havemos de pedir como convém,mas o mesmo Espirito intersede por nos com gemidos inexpremiveis.
d. Oração e de bruços,em pé,prostrado e dobrar os joelhos para elevar o coração e derramar o coração.
e. Oração é elevar a alma - Salmo 25:1 - A ti Senhor elevo a minha alma.
f. Oração é derramar a alma - Salmo 62:8 Confiai nele,ó povo,em todo o tempo;derramai perante Ele o vosso coração;Deus é o nosso refugio.
g. Oração e derramar a alma atribulada alma ansiosa alma aflita perante o senhor...
1º Samuel 1:15-16 quer que sua célula cresça,quer que seu filho seja um cristão,causa na justiça,marido incompriencível,mulher incompriencível derrama a sua alma,expõe a sua queixa,fale a sua causa em dialogo com Deus e ele o ouvira.
h.Oração é estar junto a Deus é chegar a Deus estar pertinho de Deus quem não tem uma vida de oração os valores mudam para pior começamos a olhar para o humano par a crise e perdemos o foco espiritual - Salmo 73 Asafe.
i.        Quanto a mim os meus pés quase se desviaram,pouco faltou para que escoreegassem os meus passos.v.2
ii.      Pois eu tinha inveja dos soberbos,ao ver a prosperidade dos ímpios.v.3
iii.    Na verdade em vão tenho purificado o meu coração.v.13
iv.    fiquei pertubado quando tentei compreender.v.16
v.      Até que "entrei no santuário" de Deus ,então entendi...v.17
j. Muito pode por sua eficácia a suplica do justo.Tiago 5:16

III.  Na terceira medida o homem mediu mil côvados mais 500 metros  para dentro do rio e me fez passar pelas águas,águas que me davam pelos lombos.v.4
a.lombo figura de peso,serviço,responsabilidade,comprometimento.
s. m.
1. Carne pegada à espinha dorsal, na altura das costelas.
2. Costas, dorso; lombada, lomba.
b. A medida de Deus é traçada pra que andemos em serviço,trabalho,responsabilidades,a igreja é um organismo vivo,vive não somente porque crê e para crê.Vive para servir - Marcos 10:45
c.O apostolo Paulo afirma que o Espirito Santo reparte seus dons "a cada um" estes dons são dados para a edificação de todo o corpo,para que cada um cumpra,pelo menos uma função específica.
d. Ou seja todo cristão tenha pelo menos uma área de serviço na igreja,um dom espiritual pode constituir-se de uma disposição interior,bem com de uma capacitação ou apdtidão - Filipense 2:13
e. O espirito santo colocou  uma aptidão um dom para você administrar vocêé um despeceiro das muitas formas da graça de Deus  - 1Pedro 4:10                                    
O que é um despenseiro?
Despenseiro é o guardião da propriedade alheia, administrador de bens que pertence a outros, mordomo, tesoureiro, tutor, gerente ou superintendente de uma casa. O Dr. Shedd comenta que, em relação aos escravos, o despenseiro é um supervisor e, em relação ao Senhor, ele é um servo.
Este termo é usado para descrever a função de autoridade delegada por “Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós”, Hb 3.6. É a clara percepção de que tudo pertence a Jesus e nós somos seus mordomos ou despenseiros.
f. Não precisamos de muletas espirituais,Gurus do cristianismo,Não há lugar na igreja de jesus para turistas,não podemos ter o sentimento que possuimos um bilhete para a salvação e ficarmos esperando tranquilhamente jesus regressar para levar-nos.
g. Há um povo especial no mundo Deus não atua sozinho no mundo,mesmo tendo anjos,que são servidores emediatos,estes nem se quer podem participar como gostariam.
Deus depende de mim;
Deus depende de você;
Deus esta dizendo anda na minha medida,caminha comigo,chega mais perto,trabalhe para mim,envolva no meu reino - 1Pedro 1:12
h. Moises teve 70 auxiliares,Jesus teve 12 auxiliares ,3 mais proximos e 70 enviados,
Os profetas sempre tinham um servo ao lado,os apostolos sempre tinham um filho na fé eram pais espirituais de alguem,Neemias na recostrução dos muros em Jerusalém comissionou ao lado de cada um trabalhor estaria um auxiliar eles tinham colher de pedreiro na mão e ao lado um com armas vigiavam e trabalhavam uma muralha que demoraria anos foi acabada com apenas 70 dias - o que isso todos trabalharam mais nem todos fizeram as mesmas coisas.
IV. Na quarta medida mediu mais mil côvados mais 500 metros e era um rio que eu não podia atravassar,águas que eram profundas,águas que se deviam passar a nado - v.5 a nado figura uma vida em profundidade com Deus não é uma vida raza mas um vida profunda.
a. Águas que vão descendo onde tudo esta morto - v.8
b. Águas que darão vida ao morto e sararão o enfermo de alma v.9
c. Águas que abençoara a igreja a lançar redes porque há multidão esseciva de peixes, vidas - v.10
d. Águas que me levaram a viver uma dimenssão espiritual que nunca vivera antes,seremos cheios do Espirito Santo,derramaremos,transbordaremos
Conclusão: Lêr Ezequiel 42:7-10

Aplicação Prática: O livro de Ezequiel nos convida a participar de um novo e vivo encontro com o Deus.Temos que ser vencedores ou seremos vencidos. Ezequiel nos desafiou a: experimentar de uma visão transformadora do poder, conhecimento, presença eterna e santidade de Deus; deixar Deus nos dirigir; compreender a profundidade e compromisso com o mal que se aloja em cada coração humano; reconhecer que Deus dá aos seus servos a responsabilidade de advertir os ímpios de seu julgamento e, por último, ter uma experiência genuína de uma iluminação viva com Deus.

Nenhum comentário:

liderlagoinha@gmail.com